Liderança
Normalmente as pessoas adoram o prestígio, status e o
salário diferenciado de um cargo de destaque dentro de uma hierarquia seja ele
de supervisão, gerência, coordenação ou direção de algum
departamento ou de uma
organização.
Porém, algumas destas pessoas já não se saem tão bem
ou até mesmo não tem a mesma adoração pelo cargo quando o assunto é a
responsabilidade imbuída na função. Ou seja, querem ser vistos como chefes,
respeitados como chefes, paparicados como tal, adoram falar que são chefes, mas
não querem ser cobrados pelas responsabilidades de um cargo de chefia.
Acontece que quando somos responsáveis por um
departamento ou setor, somos também responsáveis pelos seus resultados
positivos ou negativos. Podemos dizer que responsabilidade é “a habilidade de
ser responsável”, e como toda habilidade ela pode ser desenvolvida e treinada.
Antes de você ou sonhar em um dia ter uma empresa, um
setor ou um departamento sobre sua responsabilidade, reflita sobre os seguintes
tópicos:
1 – Quando você assume uma função de liderança, está
também assumindo ser responsável por conseguir resultados positivos naquela
função.
2 – Você poderá delegar uma determinada atividade a um
de seus subordinados, porém a responsabilidade sobre os resultados continua
sendo de quem delega. Não adianta querer culpar outras pessoas caso a tarefa
não seja cumprida com eficácia, por isso verifique bem se delegou para a pessoa
certa, e se deu explicações e subsídios suficientes para que ela cumpra a
atividade com qualidade.
3 – Delegar não é “delargar”. Alguns chefes costumam
querer se livrar de problemas e com isso adoram “largar a batata quente” nas
mãos de seus subordinados. Lembre-se, a responsabilidade pelos resultados
continua sendo sua.
4 – Sucesso é resultado! O líder é avaliado não só
pelo seu desempenho individual, mas também pelo desempenho da equipe
subordinada a ele. Treine, motive, capacite, dê e solicite feedback (TROCA DE
INFORMAÇÃO, DE OPINIÃO, RETORNO) a seus subordinados. Coloque-se como um líder
que desenvolve sua equipe para que ela aprenda a solucionar problemas.
As empresas esperam que seus gerentes e líderes saibam
delegar objetivando desenvolver novas habilidades em sua equipe, além de
realizar um trabalho mais estratégico e menos operacional, dedicando maior
parte do tempo à resolução de problemas ligados aos negócios da empresa.
Assuma responsabilidades, delegue com qualidade e
afine-se para o SUCESSO.
Pensem Nisso...
Temos Dito...
Dias
& Gonçalves Assessoria e Consultoria Empresarial
Caroline
Dias Gonçalves
Email – diasgoncalvesconsult@hotmail.com
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