quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ser Líder

A maioria das pessoas contenta-se apenas com obedecer às ordens dos outros. Não é incomum as pessoas adotaram a mentalidade de “seguir-o-líder”. Contudo é possível que, algures dentro de si, exista o desejo de fazer as coisas acontecer – de ser o líder, e não o liderado. Então, talvez a liderança lhe assente bem.

Algumas pessoas acreditam que os grandes líderes fazem-se, não nascem feitos. Sim, é possível que algumas pessoas nasçam com talentos naturais. Contudo, sem prática, sem ímpeto, sem entusiasmo, e sem experiência, não existe desenvolvimento da liderança.

Deverá também lembrar-se que os bons líderes trabalham e estudam continuamente para aumentar as suas capacidades naturais. Isto implica comprometer-se a melhorar constantemente.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é liderança. Para ser um líder, devemos ser capazes de influenciar os outros a cumprir um objetivo ou uma meta. O líder contribui para a organização e coesão de um grupo.

Ao contrário do que as pessoas crêem a liderança não tem a ver com poder.

Ela não está relacionada com atormentar as pessoas ou chefiá-las utilizando a ameaça. Ser líder é encorajar os outros para cumprir as metas de uma equipe, é ver todos os colaboradores da mesma maneira e ajudá-los a contribuir para êxito de todos. Você deve ser um líder, não um chefe.

Deverá conseguir com que as pessoas o sigam.

Como é possível conseguir isso?

As pessoas seguem aqueles que consideram ter um sentido claro de propósito. As pessoas só o irão seguir se virem que você sabe para onde vai.

Lembra-se daqueles adesivoss para os pára-choques dos carros? Lembra-se daquele que dizia «Não me siga, eu também estou perdido»? O mesmo se aplica à liderança. Se não souber de forma clara qual é o seu caminho, o mais provável é que ninguém o siga.

Deverá ter uma visão de organização. Ter um claro sentido de hierarquia, conhecer os patrões, saber com quem falar, conhecer os objetivos e metas da equipe e saber como a organização funciona é o único modo de mostrar aos outros que sabe o que está fazendo.

Ser um líder não consiste no que faz com que os outros realizem. É sobre quem você é, o que sabe e o que faz. Você é uma reflexão do que os seus seguidores devem ser.

Os estudos mostram que uma das bases para a boa liderança é a confiança e a crença que conquistas dos seus colaboradores. Se eles confiarem e crerem verdadeiramente, farão tudo por você e pela organização. A confiança e a crença são construídas com boas relações, seriedade e ética.

A maneira como lida com as pessoas, e as relações que constrói irão ser o fundamento para a força do seu grupo. Quanto mais forte for a sua relação com a sua organização, mais irão confiar e crer nas suas capacidades. Tendo a confiança e a crença, poderá então comunicar os objetivos e metas que pretende atingir.

A comunicação é uma chave importante para uma boa liderança. Sem ela, não poderá ser um bom líder. O conhecimento e a experiência técnica que deve ter devem ser transmitidos de forma clara. Também não poderá ser um bom líder se não conseguir avaliar as situações de forma correta. Deverá ser capaz de avaliar situações, pesar os prós e contras de cada decisão e procurar ativamente uma solução.

É no seu julgamento que os seus seguidores confiarão. Deste modo, tomar decisões corretas é vital para o sucesso da organização. Os líderes não são heróis que resolvem tudo. Não deverá afirmar que sabe tudo e não deverá confiar apenas nas suas capacidades, saber delegar é dar sentido de importância aos seus seguidores, fazendo com que se sintam parte integrante da organização.

Você deverá reconhecer e tirar vantagens das capacidades e talentos dos seus colaboradores. Só quando o fizer é que será capaz de colocar a sua organização a trabalhar como uma unidade coesa.

Lembre-se, ser um líder implica muito trabalho e tempo despendido. Não é algo que se aprenda de um dia para o outro.

Por isso, tem mesmo a capacidade e o desejo de corresponder aos requisitos de um líder?

Têm vontade de trabalhar cooperativamente com outras pessoas, e aumentar a sua rede social?

Então, comece agora.

Tome o seu lugar e torne-se um líder a partir de hoje.


Pensem Nisso...


Temos Dito...


Dias & Gonçalves Assessoria e Consultoria Empresarial
Caroline Dias Gonçalves
Email – diasgoncalvesconsult@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário